terça-feira, 29 de setembro de 2015

10 fatos curiosos sobre o glúten

Cada dia que passa, cresce mais o número de pessoas com sensibilidade ou intolerância ao glúten. De acordo com o GHC, por ser um tema tão abrangente, muitas pessoas que tem o problema não sabem por quais caminhos seguir em algumas situações.
Por isso irei listar algumas curiosidades que podem ajudar nestas dúvidas.


1: O glúten é …
… é uma mistura de uma série de proteínas que são encontradas principalmente no trigo, cevada e centeio, além e em alguns tipos de aveia. O glúten é composto de gliadina e glutenina. Quando existem suspeitas de intolerância ou sensibilidade ao glúten, os médicos testam os anticorpos anti-gliadina, para descobrir se a pessoa realmente tem o problema. Nas pessoas com a doença celíaca, a gliadina desencadeia uma resposta imune.

2: Não são todos os grãos que contem glúten
Milho, arroz e alguns tipos de aveia não contêm glúten. Estes grãos geralmente não provocam uma reação em indivíduos com doença celíaca, ou com sensibilidade ao glúten.

3: Os seres humanos não podem naturalmente digerir o glúten …
… É uma afirmação falsa. Os pesquisadores descobriram que em muitos casos a boca humana contém colônias de bactérias simbióticas que ajudam a quebrar o glúten. Porém, não se sabe se essas bactérias se desenvolveram na boca, ou “dominaram o ambiente” e se multiplicaram, já que o glúten tornou-se parte da dieta ocidental moderna.

4: Intolerância ao glúten e sensibilidade ao glúten são diferentes
Aqueles com sensibilidade ou intolerância ao glúten sofrem sintomas semelhantes, como inchaço, flatulência, síndrome do intestino irritável e dor abdominal. No entanto, indivíduos com a doença celíaca sofrem muito mais complicações ao consumir glúten.

5: A doença celíaca é uma intolerância ao glúten
A doença celíaca é uma intolerância ao glúten. Os indivíduos que sofrem de doença celíaca produzem uma resposta imune ao consumi-lo. A incapacidade de absorver os nutrientes podem ocorrer, bem como enfraquecimento da parede intestinal.

6: O glúten agrava a doença celíaca
Para aqueles com a doença celíaca, o glúten tem vários sintomas além do inchaço  e da diarreia. Ele pode inibir a absorção de nutrientes, além de entrar na corrente sanguínea e causar problemas mais graves, como a perda óssea, problemas com a densidade mineral óssea, deficiência auditiva, dermatite herpetiforme (uma erupção cutânea grave), entre outras coisas que podem prejudicar até o cérebro.

7: Sensibilidade ao glúten pode afetar as crianças
As crianças podem ter muitos problemas relacionados ao consumo de glúten. Aqueles que nasceram com a alergia ao glúten (doença celíaca) tem complicações óbvias. No entanto, os médicos estão encontrando mais e mais crianças com sintomas da sensibilidade ao glúten. Quando a sensibilidade surge nos jovens, pode ter alguma ligação com a inclusão de muitos alimentos processados na dieta alimentar.

8: O glúten é um problema em todo o mundo
A sensibilidade ao glúten reflete problemas com a dieta moderna “ocidental” e as práticas de processamento de alimentos, por isso, a sensibilidade ao glúten atinge pessoas de todo o mundo. No entanto, a solução também está em todo o mundo. A indústria do livre de glúten tem crescido rapidamente para atender às necessidades das pessoas.

9: Você pode eliminar o glúten de sua dieta
Para quem quer evitar ou eliminar o glúten da dieta, a chave é saber o que evitar e o que comer. Parte desse desafio é conhecer a gama de nomes de produtos que contenham glúten. Para eliminar o glúten, evitar produtos que contenham cevada, centeio, triticale (uma cruzamento de centeio e trigo), trigo e produtos derivados do trigo, como triguilho, farinha, farinha de Graham, kamut, semolina, e espelta.
Claro que isso vale para todos os alimentos que utilizam qualquer um desses produtos, como pães, bolos, massas, etc … e também inclui muitos molhos, sopas e carnes processadas, onde glúten é usado para dar sabor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário